Casa

Mudança: dicas para não ter dor de cabeça

Shutterstock


Ano novo, vida nova. Quem não gosta desse ar de renovação? Ainda mais quando a mudança é para uma casa nova, não é mesmo? Só que esse processo pode ser complexo e cheio de detalhes, tornando a magia desde momento em um alto estresse. 

Pensando nisso, Talita Melo, fundadora de uma empresa especialista na organização de casas, empresas e mudanças, junto a MetroFit, selecionou algumas dicas para tornar esse processo simples e tranquilo. Confira:

1- Comece com antecedência

Com a data da mudança definida, é hora de adaptar sua rotina e separar horas para selecionar, empacotar, encaixotar todos os bens que serão levados para a casa nova. Começando com antecedência, é possível aproveitar o tempo para separar os objetos por cômodos ou similaridades. Aproveite o momento de organização e faça uma limpeza geral em tudo que não é mais utilizado. Comece separando tudo que pode ser reciclado, como documentos antigos e itens de plástico. Depois, tudo que pode ser doado, como livros, itens pessoais etc.

2- Deixe tudo à mão

Tenha tudo que você vai precisar à mão: caixas de papelão, jornais velhos, plástico bolha, fitas adesivas, tesouras. Enfim, reúna tudo que for necessário para fazer o empacotamento dos seus objetos. 

3- Encaixote o que não será mais usado

Após selecionar o que vai ser reciclado e doado, separe tudo que não vai ser usado em curto prazo, como roupas de estações diferentes, brinquedos antigos, objetos de decoração, livros e faça a organização das caixas também por essa lógica. Vai ajudar a desempacotar primeiro o que for mais importante para uso imediato.

4- Etiquete suas caixas para ganhar tempo

Coloque etiquetas ou marcadores nas caixas para facilitar sua vida quando chegar à casa nova. As caixas devem conter: a qual cômodo se destina o que contêm e qual lado deve ficar para cima, indicado com uma seta. Se necessário, escreva “frágil” para sinalizar que existem itens delicados.

5- Eletrodomésticos

Retire todas as partes removíveis e utilize fita adesiva ou cordas para fixar as partes que podem se soltar. Televisões de tela fina devem ser embaladas com cautela e, caso não tenha a embalagem original do equipamento, use papel bolha ou mantas para proteger as telas.

6- Atualize seu endereço

Alguns dias antes da mudança, entre em contato com as companhias responsáveis pelos serviços de internet, celular, TV a cabo, bancos, entre outros, e informe a transferência de endereço.

7-Saída

Chegado o momento de dar adeus à casa antiga, faça uma vistoria por todos os cômodos para se certificar que nada foi deixado para trás. Não se esqueça de desligar a energia do quadro geral, de fechar os registros de água e de gás, além de trancar todas as portas e janelas.

Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.