Casa

Objetos de decoração: detalhes que fazem a diferença

Jomar Bragança
Projeto Giovanni Borges


Organizar um ambiente para que ele fique exatamente como se espera é uma tarefa que exige olhar atento e noção estética apurada na arte de combinar elementos. Muitas vezes, o que se observa é a clara consciência do que se pretende fazer, mas a falta de habilidade para chegar aonde se quer. Ao trilhar o caminho da decoração, é sempre bom contar com uma ajudazinha especializada.

A cada ano, novas tendências em elementos decorativos são lançadas no mercado. Conseguir acompanhá-las é uma tarefa habilidosa para quem sabe combinar, sem carregar na dose. O ideal é ter sempre à mão elementos atemporais como vasos, livros, castiçais e bandejas, que possam ser combinados a outros como porta-retratos, velas aromáticas, caixas, baús e demais bibelôs que ornamentam o ambiente.

Uma dica interessante para quem gosta de se aventurar pela área da decoração é fazer uma ambientação temática. Hoje em dia é possível encontrar elementos que remetem a épocas específicas, como a década de 30, ou trazer mapas, luneta, luminária característica de renomadas bibliotecas, livros de viagens, entre outros objetos para montar um ambiente ligado a viagens.

O mais importante é saber conciliar objetos antigos a novas aquisições. Além de ser uma tarefa interessante, que dá um novo olhar inclusive ao elemento antigo, ainda contribui para a sustentabilidade dos projetos decorativos. Você não precisa mudar todos os elementos para repaginar a decoração. Mudar móveis e acessórios de lugar já abre uma nova janela para o mesmo ambiente.

Personalizando espaços

* Invista em decoração temática. Hoje é possível recriar cenários, trazer inspirações de filmes ou outras situações para uma sala de estar, por exemplo. Use e abuse da criatividade na hora de decorar.

* Elementos atemporais combinados às novas tendências são uma boa pedida para compor ambientes.

* A decoração afetiva, com objetos, fotos e memórias pessoais, é uma forma de levar a sua personalidade para o ambiente.

* Mesa de centro e estantes são bons pontos de partida para dispor os objetos decorativos.

Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.