Casa

Plantinhas de apê

Shutterstock
Lança de Seu Jorge


Além de embelezar, as plantas contribuem para deixar os ambientes mais frescos e até mesmo para purificar o ar. Contudo, muitas pessoas que moram em apartamento acabam desistindo de cultivá-las por falta de espaço ou por acreditarem que todas as plantas precisam de um local aberto e bastante iluminado. Realmente, para algumas espécies é necessária uma condição mais apropriada ao cultivo, mas existem tipos ideais para moradias menores e que não exigem uma grande incidência de luz solar. Confira, então, as dicas:

Lança de São Jorge

A Lança de São Jorge é uma espécie perfeita para quem deseja utilizar plantas na decoração, mas não tem muito espaço. Ela é compacta e suas folhas verdes são compridas, pontudas e retas. Assim, fica fácil cultivá-la em vasos menores e colocá-los no chão ou sobre móveis. Outra vantagem é que ela se adapta bem tanto a locais com mais luz quanto àqueles com mais sombra. Ela deixa o ambiente elegante e sua presença ainda está relacionada à purificação do ar e, dizem, das energias ao redor.

Palmeira-ráfia

Geralmente utilizada em escritórios, a Palmeira-ráfia é ideal para locais fechados e com pouca incidência de sol. Essa planta pode ser utilizada ainda para dar charme à decoração da varanda. Ela tem o tronco fino e comprido, que pode atingir até quatro metros de altura e, no topo, folhas verdes em tiras. Borrife água para evitar que a folhagem fique queimada e cuide para manter a terra do vaso umedecida.

Zamioculca

A folhagem bem verde e brilhante da Zamioculca ajuda a deixar o ambiente mais iluminado. Seus ramos podem ser deixados soltos, caindo do vaso, ou juntos, amarrados a uma aresta fixa na terra. Ela pode ser utilizada na sala, varanda ou até mesmo no quarto do casal. Para cuidar bem da planta, evite deixá-la exposta ao sol, pode suas folhas secas e regue com pouca água.

Rosa de Pedra

É uma suculenta que tem formato de flor, com uma cor verde clara, bastante versátil para a decoração. O cultivo pode ser feito em vasos, terrários ou minijardins. A Rosa de Pedra também funciona muito bem para compor hortas em apartamentos, principalmente no formato vertical. Para que a planta se desenvolva, mantenha em lugares sombreados e faça regas esporádicas — a cada duas semanas, em média.

Lírio da Paz

Também vai bem dentro de um apartamento ou na área destinada ao terraço. Essa espécie tem folhas verdes e viçosas, flores brancas e não exige muitos cuidados, mas fica mais bonita em um ambiente úmido. Vale a pena borrifar água na folhagem com certa frequência. Procure regá-la uma vez na semana, mas verifique se o solo está seco. Para que ela cresça de forma saudável, faça podas regulares e tire as partes que estão secas.

 

Shutterstock
Palmeira-ráfia
Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.