Casa

Receita: bolo molhado de chocolate

Cristina Dourado

Quase unanimidade entre os doceiros de plantão, o bolo molhado de chocolate parece mesmo ser a sobremesa perfeita. E pode ficar ainda melhor acompanhado com crème anglaise e sorvete de amora. Quem dá o segredo para um bolo de chocolate irresistível é o Chef Éder Pereira, do Restaurante Viela Gastronômica.

Ingredientes bolo

580 g chocolate meio amargo;
200 g manteiga sem sal;
10 ovos em temperatura ambiente;
300 g açúcar;
10 g cacau em pó para polvilhar a forma;

Modo de preparo 

Derreta o chocolate e a manteiga em banho-maria. Em uma vasilha, bata os ovos com o açúcar só para incorporar. Adicione o chocolate derretido com a manteiga e misture até ficar homogêneo. Unte bem a forma com manteiga, polvilhe cacau em pó e despeje a massa. Em seguida, coloque a forma sobre uma assadeira com água (banho-maria) em forno preaquecido a 180 graus por 1 hora e 15 minutos. Após assado, leve o bolo para gelar.

Ingredientes crème anglaise

6 gemas;
40 g de açúcar ;
500 ml de leite;
½ fava de baunilha.

Modo de preparo 

Bata as gemas com o açúcar até virar um creme esbranquiçado. Corte a fava de baunilha pela metade e raspe com a faca para tirar as sementes. Enquanto o creme bate, aqueça o leite com a baunilha e a casca. Quando começar a levantar fervura, desligue e deixe amornar. Junte o leite morno ao creme de gemas, mexendo sempre para não criar grumos, e leve tudo ao fogo baixo para engrossar. Nunca pare de mexer até atingir o ponto napê (para saber se está no ponto, coloque uma colher de pau na mistura e retire, passe o dedo nas costas da colher formando um caminho. Esse caminho deve persistir sem escorrer). Reserve o creme para esfriar em temperatura ambiente, depois coloque na geladeira e reserve até a hora de servir. 

Para servir

Coloque uma porção do crème anglaise no fundo do prato e disponha uma fatia do bolo de chocolate por cima do creme.  Acrescente o sorvete de amora para acompanhar. 

Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.