Casa

Receita: rabanada repaginada

Shutterstock


Final de ano... Para muitas pessoas é impossível não pensar naquela receitinha especial à base de pão amanhecido. Apesar da simplicidade do preparo, a rabanada é tipicamente consumida nessa época e possui muitas histórias e lendas em torno de sua origem histórica. Tradicionalmente, a receita se resume a fatias grossas de pão mergulhadas no leite, passadas em ovos batidos, fritas em óleo e, para finalizar, polvilhadas com açúcar e canela. Mas depois de tantos anos de existência, já é possível encontrar versões diferentes e gourmetizadas, como a que escolhemos para esta edição, com o acréscimo de leite condensado.

Que tal?

Ingredientes

2 pães franceses amanhecidos;
3 ovos;
3 xícaras de leite;
4 colheres de sopa de leite condensado;
Manteiga para fritar;
Açúcar e canela misturados, a gosto;
3 xícaras de farinha de rosca (opcional).
 
Modo de preparo

Corte o pão na diagonal, em fatias não muito finas (cerca de 2cm). Bata os ovos com um garfo e deixe em um recipiente. Em outro, misture o leite com o leite condensado. Deixe uma travessa ao lado da outra, na seguinte ordem:

– Leite com leite condensado
– Ovos batidos
– Farinha de rosca (opcional)
 
Comece molhando os dois lados do pão na mistura de leite. Não deixe muito tempo, pois o pão pode ficar muito encharcado e mole. Em seguida, passe nos ovos batidos. Se optar pela farinha de rosca, que deixará a sua rabanada bem crocante, passe nela o pão, por último.

Em uma frigideira, coloque um pouquinho de manteiga e frite as peças. Retire da frigideira, deixe secar bem em papel toalha e passe as rabanadas na mistura de açúcar e canela para finalizar.
 

Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.