Casa

Receitas: saladas para incluir no cardápio durante o verão

Emilia Lobato
Salada ou patê de atum


O verão está chegando e com ele vem a necessidade de uma alimentação mais leve. Assim, as saladas viram as queridinhas da estação. Segundo a nutricionista funcional Karol Coelho, "quando estamos em ambientes frios, aumenta a necessidade energética para manter a temperatura corporal. Por esse motivo é que sentimos mais fome e damos preferência aos alimentos mais calóricos no inverno".

"No calor essa necessidade enérgica para manutenção da temperatura é reduzida. Consequentemente, sentimos menos fome e normalmente preferimos alimentos mais leves e menos gordurosos", explica a especialista. 

Para ajudar com esse cardápio, selecionamos duas receitas de saladas deliciosas elaboradas pela culinária e influenciadora Emília Lobato, do canal Cozinha Tudo.

Confira:

Salada ou patê de atum

Ingredientes

1 lata de atum ao natural sem a água;
1/2 cenoura ralada;
1/2 alho poró refogado no azeite;
2 colheres de sopa de azeitona sem caroço;
2 colheres de sopa de cream cheese;
2 colheres de sopa de aveia em flocos;
Sal;
Pimenta;
Salsa para decorar.

Preparo

Misture todos os ingredientes e faça no formato que desejar. Sirva com torradas, wraps de alface ou salada, como na foto. Servir gelado e guardar por no máximo dois dias na geladeira.

Salada de manga com cebola

Ingredientes

1 cebola roxa em fatias;
2 mangas palmer firmes;
1/2 xícara de chá de amêndoas em lâminas;
1/2 colher de sopa de manteiga;
Salsa;
Azeite;
Sal a gosto;
Suco de 1/2 limão.

Preparo

Ferva a cebola em fatias na água quente. Depois lave na água fria, em uma peneira, e deixe escorrer. Corte as mangas em tiras largas ou em cubos. Reserve. Em uma frigideira com manteiga adicione as amêndoas até dourar. Monte a salada com a manga, cebola e amêndoas. Tempere com limão, sal e azeite. Decore com salsa e pimenta rosa (opcional).

Emilia Lobato
Salada de manga com cebola
Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.