Comportamento

A saúde começa pela boca

Shutterstock


Quando o assunto é saúde bucal, logo imaginamos um sorriso bonito, com dentes perfeitos. Talvez por isso a estética se sobressaia aos hábitos de prevenção. Mas em odontologia, o melhor caminho é a garantia da saúde bucal primeiro para depois cuidar da parte estética. O cirurgião-dentista Donizete Heliano Oliveira Borges explica que é necessário um tratamento multidisciplinar para alcançar um sorriso bonito e saudável. A finalização estética é, na realidade, a última etapa. É preciso primeiro diagnosticar e restabelecer a saúde e a função da boca para só então buscar a estética que a pessoa tanto procura. Veja as orientações do especialista.
 
Qual é a importância do cuidado com a saúde bucal?
 
Sabemos que a saúde bucal se reflete diretamente na saúde geral da pessoa. Então, cuidar da saúde bucal não é só questão de estética. Não cuidar dos dentes pode acarretar vários problemas, incluindo alguns periodontais que podem levar à perda dos dentes. A prevenção é a maneira mais simples, econômica e menos dolorosa de cuidar dos dentes.
 
Quais são as doenças periodontais que merecem atenção?
 

Podemos citar: sangramento de gengiva, dor na gengiva ou nos dentes ao mastigar, sangramento excessivo durante o uso do fio dental, gengiva inchada ou dolorida, exposição da raiz dentária e o temido mau hálito.
 
Quando o assunto é a estética, quais são os tratamentos que a periodontia oferece?
 
Temos vários, mas os principais são o enxerto gengival para recobrimento de recessões, a gengivoplastia, que agrada muita gente, e o aumento de coroa clínica.
 
Quando os implantes dentários são associados ao tratamento ortodôntico?
 
Os implantes dentários não interferem no tratamento ortodôntico. Por exemplo: quando há perda dentária e/ou dentes com apinhamento, que necessitam de movimentação, não há contraindicação do uso de aparelho dentário juntamente com o implante dentário. Isso é feito com a finalidade de reabilitação protética em espaços grandes, quando não é possível fechar com a movimentação ortodôntica.
 
E as lentes de contato dental?
 
Elas são próteses de porcelana muito finas cimentadas sobre os dentes com o intuito de corrigir pequenas imperfeições de tamanho e cor. Elas também podem ser usadas para corrigir dentes ligeiramente desalinhados ou com pequenos diastemas, que são espaços entre os dentes.
 
Quais são os benefícios dessas associações?
 

Quando cuidamos da saúde e da estética, com associações de tratamentos odontológicos, proporcionamos ao paciente uma recuperação da autoestima, uma estética harmonizada e agradável, além da melhora na mastigação e, consequentemente, boa saúde bucal e geral.

 

Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.