Comportamento

Acne: causas e tratamentos

Shutterstock


É fato: a acne incômoda quase todo mundo, principalmente na adolescência. Mas algumas pessoas convivem com o problema também na fase adulta. Mulheres no período da menstruação podem ser acometidas por cravos e espinhas por conta da alteração hormonal, por exemplo. E se a pessoa tem a pele oleosa, ela está mais propensa a desenvolver acne, sendo necessário cuidados diários, muitas vezes associados a tratamentos estéticos e, em alguns casos, à alimentação. 

No entanto, segundo a fisioterapeuta Thais Carvalho, da Onodera Estética, é possível curar a acne. “O tratamento é longo, exige perseverança e disciplina. Quanto mais cedo a pessoa começa, menores são as chances de cicatrizes e manchas. A acne é pior na adolescência. Alguns fatores hormonais comuns nessa fase da vida podem contribuir para isso”, explica. 

Além disso, a especialista alerta para fatores do dia a dia que podem contribuir para a piora da acne. “O estresse, quando muito intenso, aumenta a produção de cortisol e estimula os hormônios androgênios, acionando mais a glândula sebácea e, assim, o aparecimento da acne. A alimentação também é um ponto importante. Embora não existam estudos comprovando a correlação entre a dieta e o aparecimento das lesões, se a pessoa notar que certos alimentos gordurosos pioram as crises, deve excluí-los da alimentação ou evitá-los com maior frequência”, orienta. 

De acordo com Thais, a limpeza da pele ajuda a melhorar a acne. “A prática promove a remoção dos cravos, controla a oleosidade e ajuda no fechamento dos poros”, finaliza.

Tratamentos

Alguns dos tratamentos são recomendados para quem sofre com a acne. O procedimento será definido conforme a intensidade das lesões causadas pelas espinhas.

Limpeza de pele - remove as impurezas da pele e promove a limpeza dos poros. É realizada com vapor e ionização (opcional). O procedimento previne o surgimento da acne, ressecamento ou a oleosidade excessiva do rosto.

Peeling - promove a esfoliação (descamação) e melhora a textura. O processo também clareia as manchas e atenua rugas, além de estimular a renovação do colágeno, proteína que dá mais firmeza à pele.

Laser fracionado – é um procedimento de fotorejuvenescimento indicado no tratamento de cicatrizes de acne, além de estrias brancas ou vermelhas e poros abertos.

Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.