Comportamento

Câncer de rim: sintomas e causas do tumor

Shutterstock


Recentemente, veio a público que o ex-goleiro do Corinthians, Jairo, ídolo do time, foi diagnosticado com um tipo raro de câncer de rim. Segundo o oncologista Andrey Soares, do Grupo Oncoclinicas, a doença tem causas variadas, como tabagismo, obesidade, hipertensão arterial e história familiar, bem como algumas síndromes clínicas raras. "A presença de doença renal cística adquirida, uso prolongado de analgésicos não esteroides e exposição ocupacional a alguns agentes, como asbestos, cádmio e derivados de petróleo também podem causar esse tipo de neoplasia. Contudo, seus primeiros sinais podem ser silenciosos", diz o médico. 

Ainda conforme Andrey, em estágios iniciais, o câncer de rim costuma apresentar poucos sintomas e, muitas vezes, o diagnóstico é feito como um achado ocasional em exames de imagem realizados por outras razões. "Um pequeno número de pacientes tem massa abdominal palpável, dor e presença de sangue na urina, com possibilidade de febre, falta de ar, emagrecimento e dores ósseas", conta. 

A confirmação do diagnóstico só é possível após a abordagem cirúrgica da lesão e pode apresentar dois resultados histológicos se confirmada a malignidade do tumor: carcinomas de células claras, que são a maioria dos casos, e carcinomas de células não claras, que apesar de menos incidentes são classificados como mais agressivos. De acordo com Andrey, a escolha do tratamento depende de fatores variados, desde o tipo e extensão do câncer até as condições clínicas do paciente, podendo incluir cirurgia, quimioterapia e/ou imunoterapia.

"O maior avanço recente no tratamento de tumores renais certamente está relacionado ao uso de imunoterápicos. O medicamento, que pode ser aplicado de forma intravenosa ou subcutânea, leva o próprio organismo a combater as células cancerosas e tem apresentados resultados animadores em casos de pacientes em estágio avançado da doença", finaliza.  

Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.