Comportamento

Carnaval: dicas para manter o condicionamento físico durante a folia

Shutterstock


O Carnaval está chegando e com ele uma maratona de blocos e festas. Mas será que o seu corpo está preparado para aguentar toda essa folia? O educador físico Artur Eduardo Ferreira Souza, da academia Bodytech, listou algumas dicas que podem te ajudar a manter o seu condicionamento físico durante o feriado. Confira:

1- Hidrate-se: é muito comum o uso excessivo de álcool nesse período de festa, porém a ingestão de água não pode ser deixada de lado. "O nosso corpo é composto por cerca de 70% de água e a falta do líquido, principalmente, pode causar problemas sérios, como uma desidratação", alerta.

2- Atenção aos calçados para a folia: o salto alto deve ser guardado na gaveta e substituído pelo tênis ou calçado similar. Por se tratar de uma festa predominantemente na rua e que acontece por diversas horas, entorses de tornozelos e lesões na planta do pé devem ser evitadas com calçados mais confortáveis. "Por isso, fique atento ao conforto e não apenas à beleza", comenta Eduardo.

3- Descanse em alguns momentos do dia: para curtir os quatro dias de festa, é necessário descansar. "Seu corpo não é uma máquina", pontua o profissional. Estabeleça períodos do dia para descanso, e não extrapole nos primeiros momentos de festa, pois a folia é longa.

4- Alimente-se bem: dê prioridade à alimentação rica em frutas e verduras para desintoxicar. Prefira alimentos assados e grelhados. Troque a fritura por qualquer um desses citados. "É muito importante também não ficar muitas horas sem se alimentar. Essa prática pode causar desequilíbrio do organismo e sobrecarga no sistema renal", destaca.

5- Respeite seus limites: atenção ao seu corpo, ele é seu maior bem. Em caso de mal-estar, lesão em virtude de alimentação e bebida inadequada ou queda procure rapidamente um posto de saúde.

Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.