Comportamento

Carnaval: maneiras naturais para curar a ressaca

Shutterstock


Passar do ponto na hora de curtir o Carnaval nunca é o objetivo. Porém, muitas vezes acabamos nos empolgando um pouquinho a mais e aí não tem jeito: no dia seguinte bate aquela visitinha da ressaca. Dor forte na cabeça, sensibilidade à luz do sol e aos sons, sonolência, tonturas, entre outros sintomas.

Mas você sabia que existem maneiras naturais de curar a ressaca sem efeitos colaterais e sem o uso de remédios? Então, nem tudo está perdido. O naturopata Daniel Alan Costa, especialista em Bases de Medicina Integrativa do Hospital Albert Einstein, mostra cinco maneiras naturais de curar a ressaca.

Confira as dicas:

1- Fitoterapia: dente-de-leão

Quando surgem os sintomas da ressaca, como dor de cabeça, náuseas, enjoos e cansaço físico, é sinal que o fígado deve estar com dificuldades para metabolizar o álcool consumido em excesso. Nesse momento, o chá de dente-de-leão é a melhor alternativa. Essa planta ajuda o fígado, além de ser excelente para desintoxicar o corpo. 

2- Cromoterapia: água solarizada laranja

A cor laranja tem como principal função eliminar resíduos e toxinas. Beber água solarizada laranja ajuda o corpo a se livrar mais rapidamente dessas impurezas. Tomar bastante líquido já é altamente aconselhável, mas experimente solarizar a água com a cor laranja. O processo é simples: basta colocar uma garrafa de vidro laranja (caso não tenha, pode usar um vidro transparente embrulhado com papel celofane laranja), preencher com água própria para consumo, filtrada, fervida ou mesmo mineral e levar ao sol por 20 minutos. Resfrie e pronto! Agora em só consumir, sem moderação.

3- Aromaterapia: óleo essencial de limão, alecrim ou hortelã.

Além do desconforto e mal-estar, a dor de cabeça é um dos vilões da ressaca. Para aliviar de forma natural e sem mais agressão ao fígado, experimente inalar, seja por meio de um rechaud no ambiente ou de um aromatizador pessoal, o óleo essencial de limão, alecrim ou hortelã. Eles têm ainda a função de revigorar, deixando-o mais disposto para encarar o dia.

4- Cristaloterapia: jaspe vermelho, cornalina ou citrino.

Excelentes na decoração da casa, os cristais têm ações terapêuticas. Mantenha por perto pingentes, anéis, na mesa do escritório ou até mesmo um pequeno cristal no bolso. Para a ressaca: jaspe vermelho, cornalina e citrino são ótimos.

5- Alimentação: mel e frutas cítricas e adocicadas

Frutas adocicadas e grandes quantidades de água são essenciais nesse momento. O corpo precisa de açúcar e a frutose é uma fonte natural de açúcar presente nas frutas. Ela ajuda no metabolismo do álcool. Na forma de sucos, por conterem líquidos, irão hidratar o corpo. Laranja, melancia, melão, abacaxi e maçã, além do mel, são fantásticos.

 

Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.