Comportamento

Como incluir frutas e verduras no cardápio

Shutterstock


Com a vasta oferta de alimentos com excesso de gordura, açúcar e baixo valor nutricional, ingerir frutas e verduras regularmente pode ser um desafio para muita gente. Porém, esses itens mostram-se indispensáveis para a regulação do organismo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) é recomendado o consumo mínimo de 400 gramas defrutas e verduras por dia.

“Pelo fato de serem fontes de variados nutrientes, especialmente vitaminas, sais minerais e fibras, as frutas e verduras oferecem ganhos inegáveis para um cronograma alimentar equilibrado”, afirma Cyntia Maureen, nutricionista e consultora da Superbom. 

Mas como incluir esses alimentos com mais assiduidade em nosso cardápio? Foi pensando exatamente nessa questão, que a especialista listou cinco dicas imprescindíveis. Confira:

Frutas prontas para comer

Para facilitar a vida diante da correria diária, a orientação da nutricionista é consumir frutas que não precisem ser cortadas ou descascadas e, quando necessário, armazena-las já lavadas e picadas na geladeira. “É uma prática que otimiza tempo e incentiva o consumo. Além disso, a pessoa pode comer a fruta na hora ou colocar em uma vasilha e levar para o trabalho”.

Aproveite o calor

O fato de estarmos no auge da estação mais quente do ano pede por alimentos frescos e refrescantes. "Frutas e verduras são opções perfeitas para esses dias de calor intenso, mas lembre-se que elas não substituem a necessidade de beber água regularmente. Além disso, para matar a sede, prefira sempre água, esporadicamente sucos integrais ou naturais", pontua Cyntia.

Lanchinho saudável

Entre as principais refeições diárias, uma boa pedida é optar por frutas e verduras. “Trabalhe esse tipo de hábito e, conforme mencionado anteriormente, é imprescindível reservar um tempo para deixar as frutas e verduras prontas para serem consumidas”.

Variedade é o segredo

Diversificar o modo de preparo dos vegetais e frutas consiste em outra importante dica para aumentar a ingestão desses alimentos. “A variação de sabor, aparência e textura pode auxiliar e aumentar a aceitação. Para não enjoar, também é importante intercalar as opções escolhidas”.

Aposte nas geleias

Por fim, para complementar o lanche da tarde ou um café da manhã especial, optar por geleia de frutas é uma ótima pedida. “Você pode fazer o alimento em casa, mas, se preferir, também pode comprá-lo pronto. Hoje, já existem muitas opções mais naturais desse tipo de produto, sem adição de açúcares. A geleia também pode servir como base de molhos para saladas”.

Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.