Comportamento

Como manter a energia ao longo do dia

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Sentir-se constantemente cansado, sem disposição e acordar mais fadigado do que quando foi deitar passou a ser algo normal na vida de muitas pessoas. Afinal, lidamos diariamente com trabalho, estresse, trânsito e uma avalanche de informações. No entanto, segundo o nutrólogo Nataniel Viuniski, especialista em obesidade e Membro do Conselho da Herbalife Nutrition, isso não deve ser encarado como normal.

“É importante que sejam investigadas as possíveis causas e, principalmente, corrigi-las, adotando o estilo de vida saudável e ativo”, garante o especialista. Ainda de acordo com Nataniel, algumas mudanças de hábitos bem simples podem fazer grande diferença, ajudando a elevar o nível de energia. Ele lista algumas. Confira:

Regule o sono

De acordo com a Fundação Royal Phillips, 56% dos casos de cansaço são causados por noites mal dormidas. "É muito importante definir um horário fixo para dormir, considerando um mínimo de seis horas de descanso por noite. Se você demora a pegar no sono, uma dica é desligar os aparelhos eletrônicos (televisão, celular e computador) uma hora antes de deitar-se. É que a luz emitida pela tela desses equipamentos prejudica a produção do hormônio melatonina, responsável pelo sono", Nataniel.

Consuma alimentos mais leves

Pratos ricos em gorduras costumam "roubar" energia. "Isso acontece porque o organismo precisa dispender de muito mais energia para processá-los. Por isso, opte por carnes magras, peixe, frango, ovos e combine com vegetais e frutas. Também prefira carboidratos de baixo índice glicêmico, como mandioca e batata-doce, que liberam energia aos poucos, garantindo pique por mais tempo", indica o médico.

Pratique exercícios

Segundo o médico, fazer atividade física faz com que o corpo libere vários hormônios e neurotransmissores relacionados ao bem-estar. Entre eles, a adrenalina, que nos impulsiona durante os exercícios e tem efeito por várias horas. E a serotonina, que oferece uma gostosa sensação de relaxamento.

Fique de olho na vitamina D 

"Ela regula a secreção de insulina e o funcionamento do metabolismo, que afetam diretamente os níveis de energia", explica o nutrólogo. A vitamina D também está associada à melhora do humor, o que explicaria porque tendemos a ficar mais cansados no inverno, época que temos menos exposição ao sol.

Faça um break a cada hora 

De acordo com um estudo da Universidade de Illinois, pessoas que fazem pequenas pausas durante tarefas que levam mais de 50 minutos trabalham melhor. "Aproveite para se levantar e caminhar para buscar água. Mudar de ambiente ajuda a evitar a estafa mental", sugere o médico.

Aposte no guaraná 

“Essa planta tropical é uma ótima fonte de cafeína, ativo que fornece mais disposição e energia”, finaliza. 

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