Comportamento

De peito Aberto: documentário sobre amamentação

Divulgação

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que os bebês de até seis meses de vida sejam alimentados apenas com leite materno. No entanto, dados de 2017 da OMS mostram que menos de 40% dos bebês brasileiros são alimentados exclusivamente dessa forma durante os primeiros meses de vida, taxa considerada abaixo do ideal. É dentro desse contexto de discussão em torno dos desafios do aleitamento materno, que estreia, hoje (7), no Videocamp, o documentário "De Peito Aberto". 

Dirigido por Graziela Mantoanelli e produzido pela Deusdará Filmes, o longa conta a história de seis mães, de diferentes realidades socioculturais, que relatam como é prover aleitamento materno exclusivo para seus filhos durante os seis primeiros meses. Para a diretora, é urgente refletir sobre esse tema, pois existem muitas exigências que massacram a mulher hoje em dia e o verdadeiro apoio é escasso. “Trabalhar em favor do aleitamento é trabalhar em favor da mulher e, consequentemente, em favor da sociedade", diz.

Para a coordenadora da plataforma online, Josi Campos, o filme possibilita uma reflexão sobre o começo da vida que, de acordo com ela, é uma fase essencial para a construção de relações e vínculos. “As histórias desse documentário são permeada pelas belezas e dificuldades de maternar na sociedade moderna, sobre arranjos sociais, políticas públicas, questões de gênero, entre outras. Esperamos que ele seja capaz de ajudar a transformar uma realidade tão dura para as mulheres". 

A partir de depoimentos de especialistas nas áreas da saúde, educação, trabalho e cultura, o filme apresenta questões como o papel da mulher na sociedade atual, os diversos modelos e configurações de famílias, a relação entre maternidade e trabalho, as políticas públicas e os interesses privados por trás do desmame precoce. 

Sobre o Videocamp

O Videocamp é uma ferramenta criada para democratizar o acesso a conteúdos audiovisuais que tragam em suas narrativas questões socialmente relevantes. A plataforma online e gratuita possibilita que produções em busca de impacto e transformação alcancem o maior número possível de pessoas por meio de exibições públicas, que podem ser realizadas por qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo.

Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.