Comportamento

Dicas para manter a dieta durante as festas de final de ano

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Quem passou o ano inteiro focado em manter uma rotina saudável, não quer correr o risco de colocar tudo a perder no final do ano, não é verdade? Afinal, nesse período, oportunidades para chutar o balde não faltam. Mas segundo a estrategista de emagrecimento Mariane de Chiara, é possível encontrar um equilíbrio, aproveitando bons momentos sem prejudicar o shape. A especialista lista dicas valiosas. 

Final de semana e festas

"O que as pessoas tendem a fazer é comer de maneira regrada durante a semana e no fim de semana ou durante uma festa soltar totalmente as rédeas, comendo tudo o que tem vontade. Isso torna o processo ineficiente. O que se economizou na semana é compensado no final de semana. Nesses casos, o processo de emagrecimento não evolui," explica Mariane. Conforme a especialista, a preocupação com a alimentação deve ser feita durante todos os dias da semana, independente da ocasião.

O cuidado na mesa

Enquanto conversam e se divertem, as pessoas não prestam atenção no que comem e, com isso, acabam ingerindo um grande volume de comidas calóricas sem perceber. Se a ideia é petiscar, vale a pena investir em opções saudáveis, como palitinhos de cenoura, salsão e pepino; saladinhas com folhas verdes e tomatinhos ou espetinhos de frutas. Se não tiver vegetais e frutas, opte por porções de proteína, como espetinho de carne ou frango, e fuja das porções fritas. 

Refeições ao longo do dia

Para aliviar o peso na consciência, as pessoas costumam passar um longo período do dia sem ingerir nenhum alimento para depois "aproveitar tudo o que têm direito" nas confraternizações. Essa prática é um erro e acaba contribuindo para o ganho de calorias em excesso. De acordo com Mariane, O correto é realizar refeições de três em três horas durante o dia e ingerir alguma opção leve antes da festa, como uma barrinha de cereal, uma fruta ou até mesmo um shake. Assim, a pessoa chega na confraternização mais satisfeita e poderá controlar melhor os impulsos.

Explosão de sabor

Comidas típicas de fim de ano costumam ser deliciosas e extremamente calóricas. O importante é ter o bom senso na hora de fazer escolhas. Algumas dicas da especialista para o controle na hora da refeição são:

- Não dispense uma boa salada com verduras e legumes. A salada contribui para a sensação de saciedade e uma melhor digestão.
- Coma pequenas porções e segure a tentação de comer de tudo um pouco. Escolha poucas e saudáveis opções para ingerir durante as festas.
- Evite o consumo exagerado de oleaginosas, como nozes, castanhas, avelãs e amêndoas. Apesar de serem extremamente benéficas para a saúde, esses aperitivos são muito calóricos e, se consumidos em excesso, podem prejudicar a dieta.

Bebidas alcoólicas

Confraternizações de fim de ano costumam ter variadas opções de bebidas alcoólicas, mas são nesses momentos que o cuidado deve ser redobrado. Preste atenção no tipo de bebida e na quantidade ingerida. Segundo estrategista, cervejas e vinhos costumam ter de 110 a 200 calorias por taça/copo, enquanto que bebidas como gim e saquê são compostas de 50 a 60 calorias por dose. “Não é necessário contar calorias, porém fazer escolhas inteligentes é importante para se manter na dieta. Uma dica importante é beber água entre um drink e outro para garantir a hidratação e controlar o exagero”, diz.

A consciência das escolhas

Não há necessidade de manter uma dieta rígida desde que ocorra um planejamento na alimentação. "Pode-se comer de tudo, desde que haja consciência e inteligência nas escolhas. Respeite seu corpo e coma o suficiente para se satisfazer. Sem exageros. Pode comer sobremesa? Sim, mas escolha um pequeno pedaço de uma das opções," comenta a profissional.

Exagerei, e agora?

As pessoas costumam desistir do processo da dieta após um deslize na alimentação, mas o importante é superar o escorregão. "O que tende a acontecer é ocorrer deslizes grandes e sequenciais. Exagerou hoje? Tudo bem. Respire e siga em frente. Geralmente, pessoas que passaram por processos adequados de reeducação alimentar nem toleram mais exageros," conta.

Em resumo

O ideal é saber escolher. É importante se divertir durante as confraternizações de final de ano, mas é necessário manter a consciência sobre os alimentos e bebidas ingeridos. Quanto melhor forem as escolhas, mais eficaz será o processo de emagrecimento. Uma alimentação adequada nutre efetivamente o organismo e traz saciedade. "O fundamental é sair do piloto automático, das escolhas fáceis, rápidas e pobres em nutrientes, para um caminho de alimentação mais limpa e rica," afirma Mariane.

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