Comportamento

Dicas para preparar a lancheira do seu filho

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Dentre os grandes desafios da maternidade está a garantia de que as crianças estão se alimentando de forma correta em todas as refeições. Mas quando elas começam a frequentar a escola, fica ainda mais difícil ficar de olho no que estão consumindo. Segundo a nutricionista Yara Larissa, da Snack Saudável, uma maneira de contornar o problema é montar, com certa antecedência, uma lancheira saudável e gostosa.

"É na infância que as pessoas desenvolvem a maioria dos hábitos alimentares e a merenda escolar pode contribuir nesse processo. Justamente por isso é preciso tomar muito cuidado, já que, hoje, alimentos industrializados e com alto teor de açúcar são maioria nas prateleiras dos supermercados", afirma Yara.

A profissional selecionou cinco itens que podem ajudar na composição da lancheira, conquistando os pequenos e garantindo os nutrientes necessários. Veja.

Bolo caseiro

Quem disse que bolo não pode ser opção saudável para as crianças? Mas nada daqueles cheios de confeito e chantilly. As melhores opções são os famosos "bolos de avó", de sabores como cenoura, laranja, banana, milho e cacau. Na hora de adoça-los, vale dispensar o açúcar refinado, optando pela adição de frutas desidratadas, como uvas passas, banana madura, tâmara e ameixas desidratadas. Elas contêm alto teor de fibras e açúcar natural. Quanto ao açúcar de coco, o orgânico ou o demerara, use com moderação. 

Cookies

Dentre os sabores de cookies que normalmente agradam as crianças estão os de banana e aveia e os de cacau. No caso do segundo, o bom é apostar em opções mais saudáveis, que substituam o chocolate tradicional, como cacau em pó e nibs de cacau. Para complementar, vale acrescentar oleaginosas como castanhas e o coco, que são boas fontes de gorduras.

Sanduíche natural com patê

Não tem merenda mais fácil do que o clássico sanduíche natural. No entanto, é preciso ter cuidado na hora de monta-lo. O melhor é apostar em patês caseiros, práticos e nutritivos, como de frango com cenoura ralada e o de ricota com cheiro verde e ervas finas. No entanto, por se tratar de uma preparação do grupo de leite e derivados, é importante investir em uma lancheira térmica para garantir a conservação do alimento em temperatura adequada até o momento do consumo.

Salada de frutas

Crianças adoram açúcar, mas ao invés de chocolates e balas é bom criar nelas o hábito de comer frutas – opção mais saudável e que pode satisfazer o paladar infantil. Portanto, uma salada de frutas é uma boa opção para a lancheira. Vale acrescentar alguns ingredientes para alegrar os pequenos, como mel orgânico, lascas de castanhas e amêndoas.

Tortinhas caseiras

Para quem tem o dia corrido e dificuldade para pensar na alimentação todos os dias, as tortas caseiras podem ser uma ótima solução: basta separar um dia para o preparo de algumas opções. Dentre os sabores recomendados estão legumes, carne bovina ou frango com brócolis, abobrinha, cheiro verde, couve e cenoura. Para os pequenos mais resistentes ao consumo de legumes e hortaliças, recomenda-se o acréscimo de cenoura, abobrinha, entre outros, à própria massa.

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