Comportamento

Dormir bem é fundamental para perder peso

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Com a chegada do verão é comum que as pessoas intensifiquem os cuidados com o corpo para perder peso. Mas claro que hábitos saudáveis devem ser constantes na vida de quem se preocupa com o corpo e a saúde. No entanto, algumas pessoas sentem mais dificuldade para emagrecer, o que pode estar ligado, entre outros fatores, à qualidade do sono. É o que garante um estudo realizado pela King’s College, de Londres.

Segundo a pesquisa, dormir mal pode aumentar o apetite e atrapalhar o processo metabólico. Isso porque permanecer acordado por períodos superiores ao recomendado por especialistas diminui a produção de leptina, substância capaz de controlar a sensação de saciedade, e aumenta a produção de grelina, conhecido como o hormônio da fome. O estudo mostra o quanto o sono está relacionado aos fatores da perda de peso, além de ser essencial para o equilíbrio de todas as funções fisiológicas e psicológicas do organismo.

De acordo com a consultora do sono Renata Federighi, da Duoflex, são vários os danos que um sono de má qualidade pode causar. “Durante o sono, os níveis de leptina aumentam, sinalizando que temos energia suficiente para o momento. Na privação do sono, esses níveis diminuem, resultando no aumento da fome e no armazenamento das calorias ingeridas”, explica. 

Além disso, a redução do tempo de sono profundo pode causar um aumento dos níveis de colesterol sérico (relacionado ao estresse) e a diminuição da capacidade do corpo de produzir glicose, alterando o controle do apetite e diminuição do gasto energético. “Pode haver também comprometimento na fabricação do hormônio do crescimento, que dentre inúmeras funções, ajuda a manter o tônus muscular, melhora o desempenho físico e combate a osteoporose”, diz a especialista.

Para obter resultados positivos no processo de emagrecimento, Renata esclarece que além de hábitos saudáveis, como manter uma boa alimentação e a ingestão regular de líquidos, boas noites de sono são indispensáveis. “É importante se atentar à postura, usar um travesseiro que ofereça conforto e sustentação para a cabeça e que alinhe a coluna. Manter o ambiente arejado, o mais silencioso e escuro possível pode ajudar a dormir melhor e a conquistar um corpo saudável”, orienta a consultora.

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