Comportamento

Grávidas também podem pular Carnaval. Veja dicas

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Quem acha que gestantes precisam se privar de curtir a folia do Carnaval está muito enganado. Com a liberação do médico e cuidados básicos, as futuras mamães podem curtir uma das principais festas populares do país sem arriscar a saúde dela e nem a do bebê. É o que afirma o ginecologista, Fábio Muniz, obstetra do Hospital e Maternidade São Cristóvão. "Durante a gestação, é importante para a mulher participar de eventos sociais e se divertir com familiares e amigos", diz. 

O especialista esclarece que isso não só melhora a autoestima da mulher, como também tem efeito positivo nos relacionamentos interpessoais, desde que realizados com segurança e sem desencadear situações de risco. “É importante lembrar que cada gestação tem as próprias peculiaridades. Para casos em que a gravidez apresenta algum risco, como a presença de pressão alta, indícios de parto prematuro e inchaço excessivo, as gestantes devem se poupar de atividades mais intensas e ficarem em repouso”, diz o médico.
 
Se a gestação está saudável e o obstetra não restringiu as atividades físicas, é recomentado procurar lugares arejados a fim de evitar tonturas e queda de pressão. “As gestantes devem evitar lugares muito cheios e propícios a quedas. Recomenda-se o uso de calçados sem salto e de roupas leves. É preciso se hidratar constantemente e em hipótese alguma consumir bebida alcoólica. É importante sempre consultar o obstetra e explicar a atividade pretendida”, alerta.
 
Em gestações sem riscos, a futura mamãe pode cair na folia. “É possível dançar, fazer atividades na piscina e até desfilar em escola de samba, mas sempre em sintonia com o obstetra, evitando períodos longos de excessiva atividade física, pois há uma chance maior de tontura e de baixa de pressão, fatores que colaboram para quedas e traumas. É essencial fazer intervalos de descanso no intuito de evitar desgastes, hidratando o organismo sempre que possível”, fala Fábio. 
 
Ele também sobre a alimentação durante a folia. “Dê preferência a alimentos de digestão rápida, como sucos, frutas, legumes e carnes brancas”, finaliza.

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