Comportamento

Gravidez: dicas para alívio de dores nas costas

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Durante a gestação, o corpo da mulher sofre diversas adaptações fisiológicas para o desenvolvimento do bebê. Essas mudanças podem causar desconfortos e dores, principalmente pelos fatores hormonais e pelo crescimento do abdômen, que afeta a estrutura do sistema musculoesquelético, deixando-o mais flexível, propositalmente, no preparo do corpo para o parto. 

Assim, segundo uma pesquisa realizada pelo site do Baby Center Brasil, entre 50% e 75% de todas as grávidas sentem dores nas costas em algum momento da gravidez. De acordo com a fisioterapeuta Alessandra Sônego, da Athali Fisioterapia Pélvica Funcional, o aumento do abdômen é uma intensa modificação gravídica, que altera a curvatura da coluna para compensar a mudança do centro de gravidade, ou seja, para que a gestante consiga ficar em pé e andar sem cair para frente, mantendo o equilíbrio. 

“As dores podem atingir diferentes regiões da coluna e variar de intensidade pelo ganho de peso, mudança na postura e aumento do abdômen, que vão ajudar a mulher a manter o equilíbrio e não curvar totalmente a coluna no processo de desenvolvimento do bebê”, explica.

Ainda conforme a especialista, as dores mais comuns durante a gestação são na região lombar e na região pélvica, que se manifesta abaixo da lombar, pegando a região glútea e dificultando os movimentos do quadril. No entanto, estudos comprovam que exercícios ativos de alongamento, fortalecimento muscular e relaxamento, realizado de forma correta e assistida, proporcionam a redução da intensidade da dor.

De acordo com Alessandra, outros métodos também são eficazes e auxiliam no controle da dor, como hidroterapia, pilates, massoterapia e acupuntura. “É necessário tomar medidas preventivas, como hábitos posturais e de sono adequados, bem como a prática de exercício físico regular, até porque um estilo de vida saudável está associado a melhor qualidade de vida e bem-estar geral. Lembrando que a gestante precisa ser liberada pelo médico obstetra para realizar qualquer pratica de exercício”, alerta.

Cada corpo se comporta de maneira diferente à essas alterações ocorridas na gestação, portanto, a fisioterapeuta indica algumas orientações caseiras que ajudam a tornar mais confortável esse momento.

- Quando levantar da cama, evite fazer isso de barriga para cima. Vire-se de lado, coloque as pernas para fora da cama e ajude a se levantar com os braços. Para se deitar, faça o caminho inverso e vá deitando de lado.

- Ao limpar a casa, preste atenção nas posições em que você fica. Ao varrer, aspirar ou passar pano tente manter-se com as costas retas, sem ficar se inclinando para frente. Para facilitar, use um cabo de vassoura mais longo ou, então, quando tiver que varrer embaixo dos móveis agache ao invés de levar o tronco para frente.

- Quando for lavar louças e roupas, passar ou ficar muito tempo em pé realizando alguma atividade, use um apoio para os pés. Pode ser um tijolo, livros ou caixas. Apoie um dos pés para deixar a coluna menos sobrecarregada e aliviar a tensão e vá trocando os pés de tempo em tempo.

- Para ficar em pé e evitar jogar a coluna para traz, apoiando todo o corpo na região da coluna lombar, é importante distribuir o peso do corpo nas duas pernas e tentar manter a coluna mais reta.

- Os sapatos de saltos altos e sapatos muito baixos podem gerar sobrecarga e dor na lombar. Então, o ideal é ficar no meio termo, com sapatos que tenham saltos por volta de três a cinco centímetro de altura. isso seria os mais adequados, lembrando que o sapato precisa ser comportável.

Hora de dormir

A caminha da gravida vai se diferenciando ao longo da gestação. O uso de travesseiros em pontos chaves também alivia muito o quadro álgico, principalmente durante o sono. Veja:

- Coloque o travesseiro para apoiar a barriga e coloque outro travesseiro entre os joelhos. Sempre que mudar de lado, leve os travesseiros e posicione.

- Deite de barriga para cima e coloque o travesseiro embaixo dos joelhos. Isso ajuda no alívio da dor na lombar.

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