Comportamento

O porquê da exposição excessiva nas redes sociais

Shutterstock

Ninguém tem dúvida do poder das redes sociais no dia a dia. Sera tivo digital não tem nada de nocivo, o problema, na verdade, é o excesso de exposição. O assunto foi pauta do Momento Ludovica Comportamento, na rádio CBN. 

Para o psicólogo Jorge Monteiro, a rede social é uma roupagem do que já existe na sociedade. "Quem não quer ser visto? Não é à toda que quando éramos pequenos a nossa mãe colocava roupa bonita na gente e íamos passear na Praça Tamandaré." As redes sociais potencializaram a necessidade de aprovação. 

O perigo das redes sociais é quando a pessoa perde a identidade e passa a viver para as postagens bonitas. Se por um lado a pessoa se envolve com as publicações, por outro quem vê acaba sofrendo por ver que a vida do outro é só alegria. "Inveja sempre existiu. A grama do outro é sempre mais verde." 

A exposição virtual precisa ser comedida. Não só pelo aspecto comportamental, mas também pela segurança. Segundo o advogado de direito digital Rafael Fernandes Maciel, o internauta deve se atentar às informações pessoais. "Estado de saúde, rotina ou informações muito particulares não devem ser compartilhadas." 

Outro cuidado é pensar antes de postar, inclusive os comentários. De acordo com o especialista digial, os comentários podem comprometer a pessoa na hora de uma entrevista de emprego. É aquela história: "caiu na rede..." 

Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.