Comportamento

O presente não veio. Como lidar com a frustração?

Pixabay

Lidar com a frustração de não conseguir comprar aquele presente que as crianças tanto pediram é uma realidade que hoje assombra muitos pais e responsáveis. Afinal... como explicar a situação financeira nada favorável? De que jeito transpor esta situação?

Uma das origens deste problema é que os adultos não gostam de conversar com as crianças sobre a realidade, justamente por achar que elas não entendem, mas “aproveitar o momento para o diálogo baseando nas condições atuais, falar o que está nas possibilidades dos pais em presentear” é uma das formas de evitar esse sentimento negativo, tanto nas crianças quando nos grandinhos.

Saber discriminar o que é necessidade daquilo que é desejo, também é outro ponto levantado pela especialista, “uma coisa é necessitar uma mochila para carregar o material escolar, outra coisa é desejar todos os brinquedos que estão aí na mídia”, alerta!

Limite nunca foi ruim pra ninguém

O SPC Brasil revelou que 51% dos pais barganham com os filhos quando percebem que eles não gostaram de alguns presentes. Isso é muito nocivo para as crianças, “você adia a frustração e se coloca em uma situação ainda pior do que no momento da barganha”.

Ainda de acordo com a especialista a criança precisa de presença, e não presentes. Ela precisa ser educada para a vida, com princípios, limites e realidade que a vida está colocando, portanto, nada de culpa!!

Aproveite o dia para ficar junto e brincar ao ar livre. Seu tempo e sua atenção ficarão na memória pra sempre...já o presente, logo será esquecido em uma caixa ou prateleira do quarto.

Confira a entrevista na íntegra:

00:00:00
Fale sempre a verdade para as crianças e nada de barganha!!
Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.