Comportamento

Sedentarismo e maus hábitos alimentares no topo da lista de causas evitáveis do câncer

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Segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca), 80% dos casos de câncer no mundo estão relacionados ao nosso modo de vida. Entre os principais fatores responsáveis por esse preocupante cenário estão hábitos alimentares pouco saudáveis e falta de uma rotina de exercícios físicos. Por isso, a recomendação da entidade é que pessoas de 18 a 64 anos pratiquem pelo menos 150 minutos de exercícios moderados por semana – ou, em média, pouco mais de 20 minutos por dia. Isso significa que alguns ajustes na rotina, como caminhar pequenas distâncias, aderir à bicicleta como opção de transporte, ou subir e descer escadas ao invés de usar o elevador, podem colaborar para o afastamento da grande maioria dos fatores de risco que levam ao surgimento da doença.

“Sedentarismo, sobrepeso, obesidade e consumo excessivo de gorduras podem ser classificados como vilões que respondem, em especial, pela elevação no risco de desenvolvimento de tumores que afetam intestino, endométrio, próstata, pâncreas e mama", explica Daniel Gimenes, oncologista do Centro Paulista de Oncologia (CPO). 

De acordo com o médico, esses fatores se tornam ainda mais preocupantes quando levamos em conta a relação direta com o aumento constante nos registros de casos de câncer entre jovens. Dados do Inca apontam que a condição já é a segunda maior causa de morte de pessoas entre 15 a 29 anos no país, perdendo apenas para óbitos por causa de acidentes e violência. Entre 2009 e 2013, a entidade estima que 17.500 jovens morreram em decorrência de tumores malignos.

Nesse contexto, o incentivo à prática constante de exercícios físicos e ingestão de alimentos saudáveis surgem não apenas como iniciativas essenciais para frear o aumento do índice da doença, mas também como maneira de potencializar o processo de tratamento para pessoas com câncer. Veja, a seguir, os cinco passos recomendados pelo especialista para contribuir com a redução global dos riscos de incidência do câncer:

1 - Alimentação saudável é um hábito que ajuda na prevenção ao câncer. A dieta do mediterrâneo, que inclui frutas, peixes, grãos e azeite é um excelente exemplo

2 - Na maioria dos casos, o câncer de pulmão está associado ao consumo de cigarro ou derivados. Parando agora, sua saúde melhora radicalmente. Em um ano, o risco de doenças ligadas a males do coração, como o infarto, cai pela metade

3 - A prática regular de atividades físicas ajuda a prevenir o câncer. Sobrepeso e obesidade estão relacionados aos seguintes tipos de câncer: intestino, endométrio, próstata, pâncreas e mama

4 - Existem testes genéticos que possibilitam a personalização do tratamento dos pacientes e, mais do que isso, a identificação de risco e o diagnóstico precoce de doenças hereditárias, incluindo o câncer

5 - O câncer de pele é o tipo mais comum em todo o mundo e pode ser prevenido. Evite a exposição ao sol entre 10h e 15h. Use protetor solar diariamente com Fator de Proteção Solar (FPS) mínimo de 30 

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