Comportamento

Três dicas para desinchar no verão

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Nesta época do ano, os famosos “projetos de verão” fazem sucesso, principalmente nas redes sociais, onde é fácil encontrar dicas do combo: alimentação saudável + exercícios físicos. Mas segundo a nutricionista Michelle Jota, do Bretas, no período mais quente do ano é preciso também ficar atento à retenção de líquidos, que sempre rende inchaços incômodos. “Além disso, muita gente ainda tem que lidar com os exageros das festas de final de ano que rederam aqueles quilinhos a mais”, diz. 

A especialista lista três dicas práticas, com ótimos resultados, para quem quer desinchar e voltar ao peso ideal. Confira:

Beba bastante água

Apesar de parecer contraditório, a água auxilia na diminuição da retenção de líquidos. “Muita gente pensa o contrário, mas se você fica sem beber água por muito tempo, seu corpo entende que precisa poupar e retém mais líquido. A quantidade ideal é de 35 ml por quilograma de peso”, explica. Basta multiplicar o peso por 35 e terá a quantidade de mililitros de água que deve ser ingerida ao dia. Para os esquecidos, o despertador do celular é um ótimo aliado.

Invista no chá

Ainda de acordo com a nutricionista, os chás são fontes de antioxidantes e anti-inflamatórios. Eles previnem o envelhecimento e diminuem as gorduras. Além disso, a bebida é fonte de catequinas e fitoquímico, que faz com que se aumente produção de gordura marrom. “A gordura marrom gasta mais energia. Quando vamos envelhecendo, diminuímos a produção de gordura marrom e aumentamos a produção da gordura branca, que é mais lenta”, esclarece Michelle. As opções podem ser quentes ou geladas. Três xícaras de chá por dia são o suficiente. Não exagere, já que a bebida em excesso vai sobrecarregar os rins e fígado. Não é recomendado usar o mesmo tipo de chá por muito tempo, pois pode gerar efeitos tóxicos. O ideal é variar entre três tipos. 

Para chá quente, aqueça a água até começar a borbulhar (não é necessário ferver). Acrescente uma colher de sopa da erva escolhida e abafe por 5 minutos. Para o chá frio, coloque o saché e a água na garrafa térmica e espere por duas horas para poder tomar. “Gestantes, hipertensos e mulheres na menopausa não devem tomar chás que aumentam o metabolismo, como o verde ou de hibisco. Para essas pessoas, as melhores opções são os calmantes, como de hortelã e de frutas”, explica. 

Suco funcional é uma boa alternativa 

Os sucos, com os ingredientes certos, são grandes aliados na diminuição da retenção. Misture o suco de um limão a uma fruta (mamão, melão, abacaxi, maça etc.), uma folha (couve, hortelã, almeirão etc.) e um tempero (cúrcuma, gengibre, salsa etc.). Bata tudo e beba sem coar para não perder a fibra. O limão é ótima fonte de vitamina C, a hortelã é analgésica estomacal e intestinal, a couve auxilia na saciedade e o abacaxi facilita a digestão.

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