Comportamento

Vai viajar? Confira dicas para evitar o 'peso' nas pernas

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Se você já realizou uma longa viajem, deve conhecer a sensação de "peso" nas pernas após muito tempo parado na mesma posição. Isso ocorre porque a circulação fica inativa, possibilitando a formação de coágulos que bloqueiam o fluxo de sangue. Segundo o angiologista Jamil Victor de Oliveira Mariúba, especialista em cirurgia vascular e parceiro da Sigvaris, além do incômodo, essa má circulação pode trazer riscos para a saúde. 

Ainda conforme o médico, “pequenas atitudes podem mudar essa situação”. Jamil cita cinco dicas fundamentais para trazer mais conforto e segurança durante viagens longas. Confira:

Levante da poltrona e caminhe

A natureza do nosso corpo é estar em movimento, portanto, é essencial tentar se levantar em alguns momentos da viagem e realizar breves caminhadas. Ir ao banheiro, pedir algo para beber já ajudará a manter a circulação ativa.

Se movimente mesmo sentado

Mesmo sentado, é possível - e muito importante - se exercitar para evitar a sensação de cansaço nas pernas. Movimentos circulares e elevando e abaixando os pés são exercícios simples que irão aliviar o desconforto.

Use meias de compressão

As meias de compressão já existem há muitos anos e são usadas, principalmente, por pessoas que possuem varizes ou problemas de circulação. No entanto, o uso delas pode ser preventivo e há modelos no mercado específicos para viagens. "A tecnologia de compressão graduada promove uma sensação de alívio nas pernas, sem machucar ou esquentar", conta Jamil.

Mantenha-se hidratado

Em longos períodos na mesma posição, beber água com frequência é fundamental para manter a circulação do sangue dentro da normalidade. "Mesmo não sentindo sede, é importante que a pessoa ingira pequenas quantidades de água a cada 30 minutos da viagem. O ar condicionado resseca a pele e desidrata", comenta o especialista. A ingestão de líquido aumenta o fluxo sanguíneo, promovendo a circulação e evitando inchaços.

Evite o consumo de álcool, cigarro e comidas gordurosas

"É fundamental evitar o consumo de tabaco e álcool em excesso antes, durante e após longas viagens. Isso vale também para alimentos gordurosos e salgados, que contribuem para a retenção de líquidos, causando inchaços nas pernas", explica o profissional. Invista em alimentos saudáveis durante as viagens, como frutas, sucos e sanduíches naturais.

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