Comportamento

Veruska Toledo: segredos para uma carreira de sucesso

Rafaela Coutinho


Que mãe nunca se pegou em crise quando teve que voltar a trabalhar após o nascimento dos filhos? Formada em análise e desenvolvimento de sistemas e pós-graduação em Tecnologia da Informação, Projetos e Financias, Controladoria e Auditoria, Veruska Cristina Toledo Costa passou pelo mesmo: “quero largar tudo para ter mais tempo com elas”. 

Antes, aos 18 anos, sonhava com a estabilidade financeira, e aos 20 já conquistava lugar no setor público e privado. Os cargos lhe renderam status e reconhecimento desejado, mas sentia que ainda faltava algo. A insatisfação profissional aliada à segunda gestação deu à Veruska a certeza de que precisava seguir outro caminho.

Sempre fascinada com o universo da fotografia, a analista resolveu, então, investir anos de estudo no ramo. Até 2012, quando teve ser primeiros clientes, ainda estava com as duas profissões, mas em 2015 decidiu pelas câmeras em full time. 

Rotina intensa

“Acordo às 05h30 e vou direto para a academia. Logo em seguida, é a hora da massagem. Os ensaios fotográficos são marcados entre 09h e 12h. “Hoje consigo almoçar com minhas filhas e organizar para que elas sejam levadas à escola”, conta. O trabalho continua no período da tarde, a partir das 14h. “Minha casa é encostada com o estúdio para eu aproveitar mesmo todos o tempo possível com minhas filhas. Tentamos fazer uma rotina para que elas durmam até as 23 horas”.

Trabalho e família

A empresária conta que não é fácil conciliar tudo com primazia, mas com planejamento e organização é, sim, possível. “Nicole tem 9 anos e Manuela, 5. Elas fazem muitas atividades extracurriculares, como natação e inglês, mas com a ajuda da babá e um motorista, tudo fica mais fácil”.

Com a família, ela prefere abrir mão dos celulares e máquinas fotográficas. “Prefiro brincar com jogos, ler livros, brincadeiras de rodas e tudo que interaja intensamente com elas! Gosto de olhar em seus olhinhos e ver a alegria de estarem perto de mim. Perco sim a oportunidade de registrar, mas ficam guardados na memória os sentimentos gerados nessa interação”, externa.

Bebês e gestantes

Especialista em newborn, a preferência por fotografar bebês e gestantes surgiu logo no início da carreira, quando Veruska fez um curso com fotógrafas internacionais renomadas no mundo infantil. Mas seu olhar fotográfico vai além do universo mágico da gestação e newborn. Veruska oferece, ainda, ensaios para acompanhamento do crescimento dos pequenos, batizados e festas infantis, registrando na íntegra a primeira infância.

Ela também é detentora de 4 selos nessa área (ABFRN, NAPCP, NBP, SIS) e criadora de técnicas para tornar a especialidade de fotografar recém-nascidos mais efetiva, dividindo com colegas de profissão todas elas por meio de workshops e palestras.

Redes sociais

Alguns empresários consideram as redes sociais empecilhos para os negócios, concorrentes. Mas a digital Influencer aposta todas as fichas no potencial aglomerador da internet. “Ela é a essência de tudo. As redes sociais são fundamentais para divulgação no meu trabalho, viralizando de forma exponencial. Atualmente, minhas redes ultrapassam os 120 mil seguidores”, expõe com orgulho. Veruska também têm crescido com os posts do Instagram, fechando pacotes com parceiros, mostrando produtos, usando e influenciando seus seguidores.

Grande investimento

A fotógrafa enfatiza que, na hora de fechar um contrato de fotos dos filhos ou da gestante, é importante que os clientes apostem em profissionais que também investem na área. “Nós montamos o primeiro estúdio fotográfico cenográfico do Estado de Goiás”. Só no ano de 2016, a fotógrafa fechou quatro exposições sobre o seu trabalho nos maiores shoppings de Goiânia.

Uma das exposições mais comentadas da sua carreira, A Sereia e o Tritão é um projeto de cunho autoral traz uma inovação da fotografia subaquática. “Por causa disso que, atualmente, recebo alunos e clientes de Todo Brasil para registrar seus momentos e realizar cursos ministrados por mim”, diz.                        

Newborn

Além de um estúdio preparado para receber os bebezinhos em seus primeiros dias de vida, o local conta com lavanderia própria para higienizar todas as peças e acessórios, aquecimento e simulação do som do útero para que a sessão fique mais confortável e agradável ao bebê. A técnica utilizada leva à perfeição das poses, nos mais de 50 cenários para essa modalidade.

Quatro Estações

O estúdio tem 360 metros quadrados dedicado a elas, gestantes. Até o final do ano, serão inaugurados quatro novos cenários dentro das quatro estações trazendo a ideia da primavera, verão, outono e inverno às fotografias das mamães, oferecendo uma experiência rara, encantadora e mágica por causa dos efeitos visuais especiais. Máquinas de bolhas de fumaça e música também fazem parte das produções atuais que contam com seis cenários já montados, além da fotografia sensual com tecidos e também o nu.
 
Aquarela

Criado para envolver crianças e os adultos no mundo das candy colors, o projeto foi inspirado na parceria com a arquiteta Mariana Fleury (Croqui Vintage) e dos escultures de balões Cris e Tunico (Estação do balão). São quatro cenários: Cheirinho de Frutas; O Encanto do Flamingo; Arco íris; e Pintando o sete. A proposta é convidar toda a família para fazer um tour ao mundo da "Aquarela" e viver o sentimento mais puro, alegre e cheio de energia.

Sereia

A modalidade fotográfica subaquática vem de tendências internacionais. Mas Veruska encanta pela beleza, criatividade e ludicidade do seu trabalho. As imagens subaquáticas remetem ao fundo do mar e às criaturas mitológicas que mexem com a imaginação de crianças e adultos. Além do cunho artístico, o projeto se inspira na tradição carnavalesca, com composições alegres com cores contrastantes. O projeto Sereia já foi exposto no Flamboyant Shopping Center e atraiu grandemente o público adulto e infantil.

Veruska Toledo
Veruska Toledo
Veruska Toledo
Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.