Lazer

Maternidade: melhores livros infantis de 2018

Shutterstock

O ano de 2018 foi marcado por diversas discussões sobre como entreter e educar os pequenos diante de tantas opções de conteúdos no mercado. A leitura, claro, é um importante pilar de desenvolvimento e, ao longo dos últimos anos, foi provado que é possível incentivar esse hábito desde o nascimento. 

Segundo um levantamento realizado pela Leiturinha, clube de assinaturas de livros infantis, apenas em 2018, foram mais de 800 livros analisados pela equipe de curadoria do clube, que entrega mensalmente mais de 150 mil livros para crianças de 0 a 10 anos.

Baseado nesses dados, o clube divulgou uma seleção com 10 dos melhores livros infantis de 2018. Confira:

Melhores títulos infantis de 2018

1-Meu Amigo Dinossauro

Editora: Ciranda Cultural
Ilustração: Stuart Lynch
Categoria: leitores de berço
Que tal um mundo onde os dinossauros são gentis e muito engraçados? Na literatura e no mundo da imaginação, tudo isso é possível. Com esse livro, os pequenos irão ter contato com diferentes texturas e cores e, por meio do texto poético, ouvirão sobre valores essenciais à vida, como a amizade.

2-Amanhecer na roça

Editora: Baobá
Texto: Ronaldo Simões Coelho
Ilustrações: Nydia Negromonte
Categoria: pré-leitores
Esse livro conta, de maneira poética, detalhes do cotidiano da vida na roça. Como seria amanhecer com o tico-tico cantando bem alto, enquanto o boi lhe dá um bom dia? As ilustrações em recortes e aquarela complementam o sentido das palavras, apresentando aos pequenos o gênero lírico de forma lúdica, acessível e interativa.

3-Meu Livro do Corpo

Editora: Catapulta
Autor: Nathalie Choux
Categoria: leitores de berço
Um livro informativo e bem diferente. Por meio de recursos sensoriais, os pequenos irão aprender sobre o corpo, os sentimentos e as brincadeiras. É muito importante que a criança descubra o seu corpo desde cedo e essa é a fase ideal para isso. Com a ajuda de um mediador, o momento da leitura será repleto de muita diversão e novos aprendizados.

4-Todos Juntos

Editora: Telos
Autora: Daniela Kulot
Categoria: pré-leitores
Um livro ilustrado sobre amizade, solidariedade, união e tolerância, mostrando que o bom da vida é estarmos juntos. Selecionado como um dos 30 melhores livros na Feira de Livro de Leipzig (Alemanha), esse título recebeu o prêmio Leipzig Reading Compass no ano de 2016.

5 - Nhac!

Editora: Cortez
Autor: Canizales
Categoria: leitores brincantes
Quem comeu a folha? Nhac! Uma lagarta! E quem comeu a lagarta? Nhac! Uma aranha! Os pequenos deixarão a imaginação fluir com essa brincadeira acumulativa. 

6 - Ledazeda

Editora: Peirópolis
Texto: Mahyra Costivelli
Ilustrações: Taisa Borges
Categoria: leitores em processo
Leda era uma menina azeda. "Ninguém entendia porque Leda só feria". Essa é uma história sobre como o carinho e a atenção podem fazer brotar o que há de melhor em nós e nos outros. De autoria de Mahyra Costivelli e Taisa Borges, esse livro conta a história de vida de uma menina e seu medo de não ser amada, possibilitando que os pequenos entrem em contato com seus sentimentos.

7 - Caderno Sem Rimas de Maria

Editora: Pallas
Texto: Lázaro Ramos
Ilustrações: Mauricio Negro
Categoria: leitores fluentes
Com toda poética e estética de Lázaro Ramos, ator, diretor, apresentador e autor, esse livro, inspirado em sua filha Maria, é uma brincadeira com as palavras, apresentando aos pequenos a possibilidade de criar sentidos para coisas já conhecidas. 

8 - E.T. O Extraterrestre

Editora: Intrínseca
Roteiro: Melissa Mathison
Ilustrações: Kim Smith
Categoria: leitores iniciantes

O sucesso de bilheteria dos anos 1980 virou livro. O clássico, lançado em 1982, de direção de Steven Spielberg e roteiro de Melissa Mathison, ganhou mais de 10 prêmios internacionais e influenciou muitas obras que surgiram depois dela. A história, que agora ganha o formato de livro, foi ilustrada por Kim Smith e lançada esse ano pela Editora Intrínseca, compondo uma coleção com outras duas adaptações do cinema. 

9 - Tio Flores

Editora: V&R
Autora: Eymard Toledo
Categoria: leitores iniciantes
Um antigo costureiro, um menino, um rio e uma cidade em transformação. Um livro sobre a trama das mudanças provocadas pela expansão industrial. Para escrever esse livro, a autora Eymard Toledo buscou inspiração em histórias reais que ouviu em uma viagem às margens do Rio São Francisco. Em junho de 2016, a obra foi premiada pela Academia Alemã de Literatura Infantojuvenil. 

10 - Manual do Defensor do Planeta

Editora: Casa da Palavra
Texto: João Alegria e Rodrigo Medeiros
Ilustrações: Eduardo Arruda, Estêvão Vieira e Tiago Lacerda
Categoria: leitores fluentes
Nesse Manual do Defensor do Planeta, Theo registra um pouco sobre tudo que passa em sua nova vida na cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais. Enquanto isso, ele percebe uma série de questões ambientais, como a falta de água, os diferentes tipos de energia, a produção de lixo, o desemprego e o uso de agrotóxicos, dando uma visão completa aos pequenos sobre várias questões ligadas ao meio ambiente. 

Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.