Moda

Óculos: a escolha certa


Na hora de escolher os óculos, o formato de rosto deve ser levado em consideração, mesmo com uma infinidade de modelos bonitos e fashion. A consultora e designer de moda Jaque Carvalho explica que o primeiro passo para fazer com que os óculos joguem a seu favor é descobrir qual é o formato do seu rosto.
 
Formato oval

"No formato oval, o rosto tem a linha da têmpora ligeiramente mais larga do que a linha do queixo", explica. Para Jaque, quem se encaixa nesse perfil deve levar em consideração as bochechas. "Na hora de comprar os óculos, a pessoa tem que ficar atenta se eles pegam nas bochechas e se levantam quando ela sorri", diz.
 
Formato redondo

Já no caso do formato redondo, a designer pede cuidado. "Se a pessoa tem o rosto redondo e usa óculos redondos, ela acentua isso. Caso use óculos mais retos, a peça disfarça o formato arredondado do rosto. Mesmo assim, se preferir o modelo redondo, escolha armações com linhas horizontais", diz.

Formato coração

Nesse formato, a raiz do cabelo contorna o rosto de maneira que lembra um coração, e a linha da têmpora é mais larga que a linha do maxilar, com um queixo pontiagudo. "Pessoas com formato coração podem abusar dos óculos redondos, quadrados e aviadores", afirma a designer.
 
Ainda conforme a profissional, não dá para ter pressa na hora de comprar óculos. "Leve um elástico para prender o cabelo e observe no espelho se o modelo harmoniza com a cor da sobrancelha e do cabelo", orienta.

 

Reprodução / Instagram
Alessandra Ambrósio tem o formato de rosto oval e opta por óculos quadrados
Reprodução / Instagram
Giovanna Antonelli usa óculos grandes com puxadinho lateral para minimizar impressão do rosto arredondado
Getty Imagens
Scarlett Johansson tem o formato coração e opta pelos óculos redondos
Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.