Moda

A versatilidade do couro sintético

Divulgação

Couro é sinônimo de sofisticação, sensualidade e inverno, correto? Não necessariamente, já que na moda é possível quebrar algumas regras quando o assunto é esse tecido. Com algumas dicas, ele pode cair muito bem nas estações de primavera e verão, principalmente quando se trata de sua versão sintética, que é uma tendência e não esquenta tanto. 

De acordo com Lorena Darrot, diretora de estilo da Jean Darrot, no catálogo mais recente da marca o uso do couro sintético faz referência ao luxo. “Fizemos combinações sofisticadas, pois o tema pedia isso. Então a proposta foi trazer desde looks só em couro, que esbanjam sensualidade, até peças combinadas com tecidos mais finos”, diz a especialista, ressaltando que uma mesma roupa, com diferentes combinações, pode resultar em diversas inteções. “A saia de couro, por exemplo, com uma T-shirt e um tênis fica bem casual. A melhor parte de usar couro sintético é que não preciso, necessariamente, montar um look todo arrumado”.

Na verdade, o que chamamos de couro sintético, não é couro. Trata-se de poliuretano. O uso do material para a confecção de jaquetas, calças e bolsas se tornou muito mais econômico, tanto para as indústrias quanto para os consumidores, que podem adquirir itens modernos e com preços mais acessíveis em relação ao couro.

O fator ambiental também favorece o desenvolvimento de peças do vestuário com poliuretano, pois não exige extração da natureza para a produção do produto, já que é totalmente feito com elementos sintéticos. “Além de imitar o couro com perfeição, o material sintético tem fácil higienização e facilita a criação de designs diferentes”, conclui a diretora. 

Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.