Noivas

Casamento dos sonhos gastando pouco? É possível

Shutterstock


Antes de subir ao altar e dizer o tão esperado "sim", os noivos passam por uma fase agitada, porém prazerosa, que abrange toda a organização do evento. No entanto, é comum tomar sustos ao se deparar com os orçamentos. 

De acordo com Natália Pegoraro, uma das sócias-fundadoras da startup O Amor é Simples, para se ter uma ideia, um estudo realizado pelo site Quem Casa Quer mostra que uma festa matrimonial básica custa, em média, R$ 40 mil no Brasil.

"Com muito planejamento, a possibilidade de economizar é maior. O primeiro passo para enxugar os custos é alinhar as expectativas e definir os itens que o casal considera mais importante, ou seja, aqueles que valem a pena investir um pouco mais", diz Natália. 

Mas por onde começar? A especialista lista algumas dicas para baratear o casamento, mas sem passar por grandes sacrifícios. Confira:

1. Simplifique

Não é mais "deselegante" convidar somente as pessoas mais próximas. Afinal, bancar a festa toda não é tarefa barata. Definindo a lista e os serviços que serão contratados, a estimativa de custos já fica mais real.

2. Use a criatividade

Para decoração, fuja de datas comemorativas, como Dia das Mães e Dia dos Namorados. Nesses períodos os preços das flores disparam. Inspire-se em muito verde, flores da estação e os famosos DIY (do it yourself ou faça você mesmo) facilmente encontrados na internet. Chame os amigos para ajudar e, com todo mundo colocando a mão na massa, decorar a cerimônia vira um passatempo divertido.

3. Sites de presentes

A lista de presentes auxilia os convidados a presentearem os noivos com algo que pode ser útil para a nova casa. Mas o que tem sido mais comum são os sites de casamento, que dão a opção de receber o valor integral dos presentes em dinheiro ou algum item para a viagem de lua de mel.

4. O tão sonhado vestido

Entre tantos detalhes, um dos itens mais desejados é o vestido da noiva que, dependendo do gosto pessoal, pode significar investimento mais alto da festa. Felizmente, já é realidade encontrar modelos que aliem beleza e simplicidade, com custos bem em conta. Vale pesquisar. 

5. Considere a contratação de cerimonialistas

Contratar assessorias profissionais para se encarregar da organização do casamento pode ajudar a baratear a festa. Bons profissionais mantêm relacionamentos com fornecedores e podem ter mais experiência na hora da pechincha. Além de conseguir descontos, eles sabem pesquisar preços e ajudam os noivos a não gastarem mais do que podem.

 

Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.