Noivas

Como organizar a casa após a lua de mel?

Shutterstock

A festa de casamento foi perfeita e a lua de mel um sonho... Agora é chegada a hora de ir para a casa, começar a arrumar as coisas e fazer tudo aquilo que não deu tempo enquanto os preparativos para o grande dia estavam sendo elaborados. No entanto, para muitos casais, esse é um momento de dúvida: como organizar os pertences pessoais de cada um, os presentes e manter a nova casa confortável?

Segundo a personal organizer Aline Delavy, para que a casa onde os recém-casados irão morar fique com ambientes organizados e com toque de praticidade é preciso jogo de cintura e muita calma. "Na hora de decorar e organizar a casa, é preciso lembrar que os gostos e disposições dos dois devem ser levados em conta. O casal deve buscar o equilíbrio entre as preferências na hora de pintar as paredes, de escolher aquele móvel principal de cada cômodo e na hora de dividir os espaços de cada um. Nesse momento o ideal é dar preferência para objetos menores e móveis de fácil locomoção ou planejados, que sejam fáceis de limpar e que possuam nichos ou prateleiras para organizar os itens necessários para aquele espaço", aconselha.

Conferindo os presentes

É comum os noivos ganharem muitos presentes durante a cerimônia, mas por questões óbvias muitos casais só irão conferir cada um dos mimos após o retorno da lua de mel. "Sempre é bom na hora de abrir os presentes fazer uma lista com os nomes de quem deu cada item e mandar um cartão de agradecimento. Com essa relação em mãos, o casal terá uma ideia do que falta para ir comprando de acordo com a disponibilidade e necessidade deles", relata Aline.

De todos os ambientes da residência, a cozinha é o que necessita de mais atenção. Para organizá-la o ideal é começar separando as loucas por ocasião, como café da manhã, almoço, jantar ou eventos especiais. "Tudo deve estar separado de modo que as louças para o dia a dia fiquem mais à mostra para facilitar na rotina e aquelas que são destinadas para as datas comemorativas devem ser guardadas em locais mais altos no armário, para usá-las quando necessário. A mesma metodologia deve ser aplicada aos talheres, copos e xícaras. Em relação às panelas, dependendo da forma como são guardadas, podem ser arranhadas antes mesmo do primeiro uso", adverte a personal organizer.

Já o quarto do casal demanda um cuidado muito especial. "Os espaços do armário devem ser divididos de forma igualitária. Na hora de guardar as roupas, no caso de camisas, é importante separar as de manga longa das de manga curta. As gravatas devem ser enroladas em caracol e guardadas numa gaveta. As meias masculina e feminina devem ser dobradas ao meio, separadas por tipo de uso: social e esporte. As lingeries devem ser acomodadas em separadores de gaveta".

Aline Delavy também afirma que apesar de terem se comprometido a dividirem uma vida juntos, cada um continuará tendo particularidades. "Se um dos dois gosta de ler, que tal montarem um cantinho de leitura bem aconchegante? Assim os livros não ficam espalhados". Outro aspecto importante para a rotina do casal é manter a organização de cada ambiente, pois isso ajuda a economizar tempo no momento de realizar a tão indesejada faxina. "Como a vida de casados está apenas começando é essencial que o casal faça tudo bem tranquilamente para que a casa fique aconchegante e com o toque pessoal deles", finaliza.

Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.